Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1981-1984), Mestre em Física pela Universidade de São Paulo - campus de São Carlos (1985-1986) e Doutor em Física do Estado Sólido (Physique des Solides) pela Université Paris-Sud Campus Orsay, França (1986-1990). Estágio pós-doutoral no Laboratoire Louis Néel, CNRS, Grenoble, França, em 1995. Atualmente, é pesquisador no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Campinas, onde chefia a Divisão de Matéria Heterogênea e Hierárquica e o projeto de algumas linhas de luz dentro da nova fonte de luz síncrotron, SIRIUS, do LNLS. Também é pesquisador, em afastamento (en détachement) do Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS, França. Atua, ou já atuou, nas áreas de física da matéria condensada, instrumentação científica e diversas áreas em ciências dos materiais, principalmente nos seguintes temas: materiais naturais e para o meio-ambiente, materiais fotovoltaicos, espectroscopia de raios X, difração de raios X e microscopia de raios X com luz síncrotron.
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestrado em C e T das Radiações, Minerais e Materiais, pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2010) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Realizou um estágio de pós-doutorado na Rice University (Houston, EUA) no grupo de pesquisa do professor P.M. Ajayan na área de desenvolvimento de novos materiais para captura e conversão de CO₂. Atualmente, é professor adjunto, na área de química ambiental e de materiais, do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem trabalhado no desenvolvimento de novas aplicações tecnológicas seguras para rejeitos de mineração de ferro nas áreas de construção civil, para desenvolvimento de novos produtos que possam ser utilizados em larga escala, produção de biocombustíveis e remediação ambiental, além de projetos de pesquisa em parceria com regiões afetadas por acidentes ambientais com barragens de mineração em Minas Gerais. Também atua no desenvolvimento de nanomateriais de carbono como nanotubos, nitretos e carbono mesoporoso para remoção de contaminantes ambientais em efluentes aquosos e no ar, por processos de adsorção, catálise heterogênea e fotocatálise. Além de produção de hidrogênio e captura e uso de CO₂. Coordenadora Escalab/UFMG. Pesquisadora CTNano/UFMG. Coordenadora executiva do Plano de Ação: Química e seus Atores para um Brasil Sustentável junto à Sociedade Brasileira de Química. Especialista em ESG, sustentabilidade e inovação.
Doutor em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ (EQ/UFRJ, 2023), M.Sc. pelo Programa de Engenharia Química do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (PEQ/COPPE, 1991), com graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EQ/UFRJ, 1987). Possui também um Executive MBA pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ (COPPEAD, 2003) e Pós-graduação em Petróleo e Gás pela COPPE/UFRJ (MBP/COPPE, 2015). Tem mais de 30 anos de experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em produção de catalisadores para leito fluidizado (FCC), síntese e modificação de zeólitas e outros intermediários. Atualmente ocupa o cargo de Consultor em Tecnologia de FCC na Fábrica Carioca de Catalisadores, realizando pesquisas e desenvolvimento de catalisadores para aplicação em economia circular: reciclagem química de plásticos, conversão de óleo de pirólise e processamento de bioóleo. Foi responsável pelo desenvolvimento e introdução de novas tecnologias no processo de produção de catalisadores de FCC, como um novo precursor de cristalização de zeólita, scale-up da produção de ZSM-5 (bancada - piloto - industrial) e agentes reguladores de poro de catalisadores. Além das melhorias de processo, essas tecnologias aumentaram a rentabilidade da fábrica de catalisadores.
Bacharel em Química com atribuições tecnológicas (2007) e doutora em Energia pelo Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (2013), Santo André, SP. Durante meu doutorado, fui pesquisadora visitante no Instituto de Físico-Química de Materiais, Meio Ambiente e Energia da Universidade de Buenos Aires (Argentina, 2009) e no Centro de Materiais Nanoporosos da Universidade de Manchester (Reino Unido, 2012). Realizei o meu pós-doutorado no Instituto de Química (2015) e no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (2019), ambos na Universidade de São Paulo. No período de 2019-2021 atuei como pesquisadora no Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), financiado pela cooperação Shell-FAPESP na divisão 3-Metano para Produtos. Atualmente sou pesquisadora do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo e professora visitante da Universidade Federal do ABC. Tenho experiência nas áreas de química de materiais e produção de energia renovável. Especificamente, eu trabalho no design e caracterização de nanomateriais compostos por sílica mesoporosa e nanopartículas de óxido metálico com morfologia, composição e vacâncias de oxigênio controladas para a conversão de metano em produtos de valor agregado. Além disso, tenho trabalhado na caracterização avançada com luz sincrotron no LNLS-Sirius e no National Laboratory Brookhaven (NY, EUA), como técnicas in-situ utilizando XAS e XRD, para elucidar e compreender as correlações entre a composição, estrutura e desempenho catalítico.